Câmara recebe profissionais da Educação
O PLC 113 pretende alterar a jornada semanal de trabalho constituída de horas em atividades com os alunos, horas em trabalho pedagógico e horas em local de livre escolha, sendo 30 horas semanais. Com a nova alteração, esta jornada, estaria distribuída da seguinte forma:
a) 20 horas em atividades com alunos,
b) Duas horas de trabalho pedagógico coletivo na escola
c) Oito horas de trabalho pedagógico em local de livre escolha e/ou participação obrigatória em cursos de capacitação oferecida pelo SEMED
Para a docente da Educação básica, Aída Cândida de Jesus, não se deve perder o foco da qualidade do ensino, mas sim, contribuir com o profissional para que este diferencial seja mantido: “Tudo aquilo que lhe dá direito também lhe dá dever” e de forma alguma pensa-se diminuir a qualidade da educação no município. O motivo da nossa proposta é cuidar do profissional, para ele poder passar bem. E nós sabemos que o nosso foco é a nossa qualidade.
Houve-se também a discussão do “e/ou” sobre a participação obrigatória em cursos de capacitação/formação continuada oferecida pelo SEMED. “ Eu entendo que quando eu coloco “e” é mais, e “ou” tem uma intercessão. As vezes, o profissional já cumpriu a carga horária e tem como justificar a ausência nos cursos de formação. Lembrando que nosso plano de carreira nos dá esse dever de participar destas capacitações oferecidas, seja em qualquer instância, federal, estadual ou municipal” . Explica a pedagoga.
Durante o diálogo, tornou-se claro que a cidade de Pains apresenta uma boa qualidade de ensino, e que este padrão do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) não se deve cair.
Após o bate-papo em reunião com os vereadores, os professores ficaram de se reunirem para um acordo final sobre o assunto.