Abril será o Mês de Proteção Animal em Pains

por Lígia Vilela — publicado 05/04/2019 08h05, última modificação 18/06/2019 11h06
Abril será o Mês de Proteção Animal em Pains

Lei visa a intensificação das ações de amparo, cuidado e proteção dos animais

A Câmara Municipal de Pains aprovou em segunda votação, durante a reunião ordinária do dia 1º de abril, o projeto de lei que cria o Mês de Proteção Animal em âmbito municipal.

Apresentado pela vereadora Cáthya Guimária Goulart, o texto estabelece abril como o período do ano para a intensificação das campanhas de amparo, conscientização sobre maus tratos, adoções responsáveis, esterilização, controle e prevenção de doenças.

De acordo com o projeto, as comemorações alusivas ao mês de Proteção Animal poderão fazer parte do calendário escolar, cultural, e turístico do Município de Pains. As solenidades comemorativas à Semana de Proteção Animal serão elaboradas, desde que haja possiblidade orçamentária e estrutural, com o apoio do Poder Executivo, produtores locais e outras entidades públicas e privadas que demonstrarem interesse na causa.

A proposta de se comemorar o Mês de Proteção aos Animais no mês de abril, prende-se ao fato de que já consta no calendário de eventos o dia 07 de abril, sendo o Dia Mundial da Saúde. E cuidar e zelar dos animais de uma cidade também é cuidar da saúde de sua população, uma vez que isso engloba saúde pública e saúde única. Outro argumento apresentado pela vereadora Cáthya é o fato de a primeira Associação Protetora dos Animais de Pains, a Focinho Gelado, ter sido criada em 08 de abril de 2015.

Aprovado por unanimidade pelos edis, o texto foi encaminhado no dia 2 de abril para o Executivo e aguarda sansão.