Câmara entrega Medalha Maria Aimée

por Lígia Vilela — publicado 10/12/2021 14h05, última modificação 10/12/2021 14h04
Câmara entrega Medalha Maria Aimée

Da esquerda para a direita: Patrícia, Wilba, Roberto, Cáthya, Heleno e Edna

Familiares da primeira vereadora painense foram convidados a receber a honraria


Durante a última reunião ordinária, no dia 06, a Câmara Municipal de Pains realizou a entrega da Medalha Maria Aimée de Castro Alves aos familiares da ex-vereadora painense, que empresta seu nome à honraria. Instituída em março deste ano como uma das ações em comemoração ao Mês da Mulher, a Medalha foi criada por meio de um projeto de resolução apresentado pela presidente da Câmara, Cáthya Guimária Goulart e, a partir de 2022, será entregue à mulheres painenses anualmente, no mês de março. 

Estiveram presentes dois filhos de dona Aimée: Heleno de Castro Alves e Wilba Alves da Silva, assim como os netos Henrique, Patrícia e Roberto, e também a nora Edna. Ao convidar os familiares da ex-vereadora para receberem a Medalha, Cáthya Goulart destacou a motivação para a proposição da mesma. “A iniciativa tem como objetivo o reconhecimento das mulheres painenses que, de alguma maneira, deixaram seu legado e inspiraram outras mulheres a conquistarem seu espaço.  A escolha do nome confeccionado na Medalha se deu pelo fato de Dona Aimée ter sido a primeira mulher a ocupar uma cadeira no Legislativo Municipal, rompendo paradigmas e inspirando outras mulheres a conquistarem seu espaço, seja na política ou em outras áreas antes ocupadas apenas por homens”, pontuou a presidente. 

Maria Aimée de Castro Alves nasceu aos 12 de setembro de 1920. Filha de Carlos Ribeiro de Carvalho e Elizena Ribeiro de Carvalho, casou-se com José Alves Parreira, com quem teve quatro filhos. Foi vereadora no período de 31/01/1967 a 30/01/1971 e de 1983 a 1988. E também foi vice-presidente da câmara.


Moções

            Três jovens painenses também foram homenageados durante a reunião, pelos serviços prestados à sociedade na área esportiva. Foram eles: Alexandre Luís Toste Silva, por meio da Moção nº 11, proposta pelo vereador Geraldo Éder da Silva; Alexandre Costa Silveira, por meio da Moção nº 13, proposta pelo vereador Weulis Francisco dos Santos; e Iago Aparecido Gomes da Silva, por meio da Moção nº 14, proposta pelo vereador Robson Soares Cambraia.