Câmara realiza Projeto Piloto para emissão de Identidade

por adm publicado 03/04/2023 13h45, última modificação 03/04/2023 13h45
Câmara realiza Projeto Piloto para emissão de Identidade

Presidente da câmara participa do trabalho

Com o objetivo de atender a necessidade do cidadão painense em relação à produção da “carteira de identidade”, a Câmara Municipal de Pains, por meio de parcerias com órgãos estaduais e municipais, realizou nesta quinta-feira, dia 30, um atendimento emergencial.
Os inscritos compareceram à Câmara portando certidão de nascimento ou casamento originais, sendo que os menores de dezesseis anos, foram acompanhados pelos seus representantes legais. A maioria dos que buscaram o serviço são alunos que participarão de jogos escolares e têm data limite para realizar a respectiva inscrição no JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais). Para a inscrição é necessário que o aluno tenha o documento em questão.
O novo formato da Identidade permite ao cidadão acesso ao aplicativo para baixar o documento no celular. Outra novidade é que a foto 3x 4 é realizada no momento do cadastro, sem a necessidade de levar a fotografia impressa, diminuindo o custo para o cidadão.
A previsão de entrega do documento é de 7 a 10 dias úteis, pelas agências dos Correios, no endereço do cadastro fornecido.
No caso de 2ª via, pode haver atraso na localização das digitais do cidadão, no Instituto de Identificação em Belo Horizonte, acarretando, desta forma, um prazo maior na entrega do documento.
Esse foi um esforço temporário, empreendido para testar a viabilidade da vinda periódica de servidora de outro município para realizar o atendimento e treinamento de servidora painense.
A Câmara Municipal de Pains continuará buscando as parcerias necessárias para agendamento de novas datas para atendimentos emergenciais, até a solução definitiva para esse problema. Futuras datas de atendimento serão comunicadas por meio das redes sociais.