Leituras, votações, esclarecimentos e Tribuna Livre marcam reunião da Câmara

por adm publicado 15/05/2023 09h35, última modificação 15/05/2023 09h36

A reunião do dia 02 de maio, da Câmara Municipal de Pains, contou com a presença do gerente de Análises em Vigilância de Doenças não Transmissíveis: Sr. João de Oliveira Costa, (João da Merenda), e do representante da mídia Pains Acontece: Taécio Gonçalves, além dos parlamentares, servidores e populares.

Inicialmente foi feita a leitura do expediente do dia, do qual se destaca: o Ofício 32, enviado pelo Executivo,  em resposta ao Requerimento, aprovado pela Câmara,  solicitando informações sobre a agenda e os gastos da comitiva painense participante da  “XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios”, ocorrida em Brasília entre os dias 27 a 30 de março.

Em seguida, foi convidado para responder aos questionamentos dos vereadores sobre o trabalho de controle às doenças relacionadas ao mosquito da Dengue e outros assuntos pertinentes, João de Oliveira, conhecido como João da Merenda.

Ele explicou que nas regiões rurais o trabalho do controle da Dengue é realizado somente no distrito de Vila Costina e, que seguiu a metodologia adotada pelo seu antecessor. Periodicamente, de dois em dois meses, é feita a ação pelos servidores que se deslocam para a localidade, mas que de modo geral, o serviço não se torna eficaz se a população não colaborar.

Outro questionamento colocado, foi em relação à eficácia do serviço do fumacê. João respondeu que ele pode ser eficaz na cidade, porém, é um trabalho mais raro de acontecer, pois gera custos mais altos.

Ele também foi notificado sobre a enorme quantidade de caramujos africanos, transmissores de doenças perigosas, localizados em alguns trechos da cidade, na qual, respondeu que após período de chuvas, são comuns aparecerem em locais mais úmidos.

Estes e outros questionamentos dos parlamentares serão levados à Secretaria de Saúde para novos esclarecimentos ao Legislativo.

Após a participação de João da Merenda, passou-se à leitura das seguintes proposições:

• Projeto de Lei 1779 que pede autorização para contratar operações de crédito junto ao BDMG no valor de 5 milhões, que somados a 2 milhões, autorizados anteriormente serão aplicados em obras de infraestrutura em loteamento de propriedade do Município. O projeto foi encaminhado para as comissões analisarem.
  • O PDL 222 que concede título de Honra ao Mérito ao painense José Paula de Souza, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em Pains.

Já o Projeto de Lei 1771 foi debatido e, diante do não envio de informações, por parte do Executivo, ficou para ser votado em outra reunião.

A indicação 23 foi aprovada por 8 votos a zero. Ela mostra a necessidade de ações para que os alunos da zona rural estudem todos em um mesmo turno, tendo em vista que todos utilizam  transporte fornecido pelo município. Tal mudança trará mais conforto, segurança e tranquilidade para alunos, família e motoristas e   economia para acidade.

Para finalizar, fez o uso da Tribuna Livre o cidadão Taécio Gonçalves que fez a leitura do texto de sua autoria intitulado: Censura Velada. Versando sobre uma forma de limitar a liberdade de expressão por meio de justificativas nobres que não permitem o direito de outras vozes serem ouvidas.