Parlamento Jovem finaliza edição 2022

por adm publicado 07/12/2022 12h00, última modificação 07/02/2023 16h44
Parlamento Jovem finaliza edição 2022

Foto Oficial da turma de 2022

O Projeto Parlamento Jovem de Pains pôde concluir mais uma edição, neste ano de 2022 no dia 01 de dezembro.

O evento de encerramento reuniu no plenário da Câmara Municipal de Pains alunos do Ensino Médio, pais, funcionários, monitores, o presidente da câmara Paulo Sérgio de Morais, o vereador, coordenador do projeto, Leonardo de Oliveira Lara e o vice-prefeito Lalado.

A solenidade contou com momentos de reflexão , teatro com o tema trabalhado este ano: Saúde Mental e a entrega dos certificados de conclusão do projeto.

Os integrantes que participaram do PJ ao longo do ano, tiveram a oportunidade de conhecerem de perto a Câmara Municipal de Pains, e participarem das etapas municipal, regional e estadual.

Em Pains, o Parlamento Jovem é um projeto de parceria entre a Escola do Legislativo, a Puc Minas, a Câmara Municipal e a Escola Estadual Pe. José Venâncio, com  o objetivo de levar formação cidadã e política aos jovens do Ensino Médio.

O documento final, resultado das propostas feitas pelos alunos foi entregue à Comissão de Participação Popular da Assembleia, e resultou em três subtemas gerais, que poderão se tornar futuras leis. São eles:

Subtema 1: Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental,

Subtema 2: Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental

Subtema 3: Uso saudável das novas tecnologias.

Para o coordenador do projeto, Leonardo Lara, poder acompanhar o desenvolvimento intelectual dos alunos o deixa muito alegre e motivado: “Vejo com muito entusiasmo e alegria o brilhante trabalho desenvolvido pelos alunos e devo ressaltar que os resultados foram frutos cultivados durante o ano todo, culminando com o documento municipal. Percebo também o crescimento intelectual de todos os alunos, pois a cada ano, o projeto PJ vem inovando as técnicas de trabalho com os jovens do Ensino Médio.” Conclui.