PJ de Pains realiza Etapa Regional

por adm publicado 15/08/2023 14h45, última modificação 16/08/2023 08h27

Os alunos do Parlamento Jovem de Pains tiveram a oportunidade de levarem suas propostas escolhidas em votação na Plenária Municipal, para a segunda etapa do projeto, que foi realizada em duas cidades: Arcos, no dia 03  de agosto e  Nova Serrana, no dia 09 de agosto. Nesta nova etapa, participaram sete cidades: Arcos, Capitólio, Itaúna, Japaraíba, Nova Serrana, Pains e Pará de Minas.

Na primeira fase, os alunos realizaram grupos de trabalhos para selecionarem oito propostas de três subtemas, originados do tema principal “JOVEM E O MERCADO DE TRABALHO”. Os subtemas foram os seguintes:

SUBTEMA 1: Desenvolvimento Econômico e Geração de Trabalho

SUBTEMA 2: Escolaridade e Qualificação Profissional

SUBTEMA 3: Jovem em Situação de Vulnerabilidade e Inclusão no Trabalho

Na segunda fase, realizou-se a votação destas propostas em Plenária Regional, na cidade de  Nova Serrana, para levarem à Etapa  Estadual.

Cada cidade apresentou três propostas, uma de cada subtema,  que foram esclarecidas e votadas pelos participantes.

Durante as apresentações das propostas, os jovens tinham o direito de irem ao microfone para pedirem esclarecimentos, destaque de supressão ou defesa da proposta original.

Em seguida, foi feita a priorização das propostas por votação, selecionando as quatro melhores.

Ao final da Plenária Regional, os participantes votaram na sugestão para o próximo tema a ser trabalhado no Parlamento Jovem, no ano de 2024. A proposta levada pelos alunos de Pains: “Melhorias na Qualidade do Ensino Escolar” foi a vencedora entre as demais, recebendo o maior número de votos.

Outros Polos de Minas ainda estão realizando suas Plenárias Regionais para levarem as melhores propostas à Etapa Estadual, e assim, poderem participar também da escolha daquela que será analisada pela comissão e poder se transformar em uma  futura Lei.